quinta-feira, 3 de junho de 2010

Continuando as Etapas da sessão de inverno...

Essa volta aos estudos ativou sentimentos adormecidos que eu imaginava bem superados... 
Na minha infância e adolecencia fui muito timida, tinha uma casca em mim que foi difícil de quebrar, e todas as vezes que eu tinha que falar em público, mostrar minhas idéias, meu trabalho... todo vez que eu tinha que sair do meu casulo, era um sufoco interno.... uma sensação de que algo muito forte e incontrolável se meche dentro do seu ser e vc quer voltar pra o conforto do seu casulinho, onde ninguém te incomoda. Pois sim... com o tempo descobri como lidar com esse turbilhão nervoso ativado pela timidez e o desconhecido, trabalhei muito minhas reações, criei confiança em mim... bom, isso devo muito aos meus queridocos pais que sempre me incentivaram de todas as formas, aos ensinamentos cristãos e espíritas (libertadores de várias amarras) e ao meu amor que sempre esteve do meu lado. Bom, e o que isso tem a ver com a volta aos estudos?!!!

[vergonha.jpg]

Voltei a sentir o "turbilhão nervoso" passear no meu sangue... lidar com o desconhecido é imprevisível. Por várias vezes fui escolhida pra fazer demonstração de técnicas ou apresentação de trabalho... Me perguntava como estava sentindo tudo aquilo de novo, pois achava que isso ja estava dominado!!! rsrsrs  Antes de iniciar, pedia um pouco de paciência pelo meu francês, mas enfrentei... ops, apesar de ficar a mais róseo de todas, de tremer a voz e as mãos... uffff, mas enfrentei... e aos poucos vou ganhando mais confiança. Sei que isso faz parte de todo amadurecimento e que as vezes é preciso "tirar os pés do chão" e lidar com a situação sem medo.

O ensino aqui é bem baseado na problemática, isto é , eles te dão o problema ( situação ou caso clínico) e a partir daí a turma é dividida em equipes pra encontrar as soluções... Ai, minha gente, isso é bem diferente do método que eu fui acostumada a vida toda... senta, assiste aula, anota e vai embora. Essa estória de trabalho em equipe, com gente com pensamentos e ritmo bem diferentes do seu, cansa! Mas tb prioriza a crítica e o desenvolvimento do aluno. Bom, no final as conclusões são analisadas e a parte téorica é dada. Pense numa ralação e malhação pros neurônios!
Outra coisa que me marcou bastante foram as minhas aulas de literatura pois não esperava estudar isso. Finalmente, depois de muito esforço, tive um rendimento muito bom e acabei sabendo fazer associações da história, literatura e fatos de tempos de bolinhas que jamais pensei em visualizá-los com uma perspectiva e olhar bem diferentes da minha adolescencia.. Aliás, acho que acabei me dedicando mais a esse curso pq foi muito dificil pra mim.
Fim de sessão de estudos ... início de uma nova etapa! O trabalho de verão...
See full size image

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Quelzinha!...por sua determinação, por sua coragem e uma vontade imensa de vencer. Pode fazer o "V" da vitória,você já é uma vencedora. Estou muito feliz e orgulhosa por ter tido um pouco de participação na formação deste ser tão iluminado...Bjus de tua mãe Regina Maia