quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fatos e relatos no CEGEP

     Eu já comecei o Cegep meio "troncha"... entrei sem saber direito como era, sem saber direito se queria, sem saber direito como funcionava e sem entender direito o sistema rsrsrs Era inverno de 2010, meu primeiro inverno aqui, tb não estava habituada à viver todas as conveniências e inconveniências do inverno. Ou ficava com calor de tanta roupa ou ficava com frio... Entendia tudo o que era explicado na sala de aula, não entendia nada quando falava na informalidade fora da sala...tinha vontade de desaparecer algumas vezes. Ou almoçava sozinha com meus pensamentos ou almoçava arrodeada de gente, mas sozinha pq não entendia ...rsrsrs, mas sempre tentei me integrar, participar das conversas, entender os costumes diferentes e explicar minha visão... mas às vezes a cabeça ferve, borbulha; sentia que a vida tava naquele ritmo mais acelerado do LP (kkk eu sei é o novo, parecia que a vida passava no 77 e eu estava no 33 da radiola kkk). Quando descobri que tinha que estudar literatura francesa e québequense durante 4 sessões e fazer uma mega-ultra dissertação pro Ministério da educação, que ainda tinha 2 filosofias pela frente e que eu ainda tinha que fazer educação física téorica e prática.... hummmm, engoli, desceu rasgando e respirei profundamente, não queria acreditar que eu estava embarcando nisso. Por que eu não consigo ser mais simples e escolher caminhos menos dificeis nessa vida, oxe meu Deus, me diga?!
  • Literatura: na minha primeira sessão eu fiquei tão loucamente desesperada com essa matéria que estudei feito uma condenada, lia, lia, lia... escrevia, escrevia.... pedi ajuda extra pro serviço de tutoria que me salvou e me fez entender o objetivo do curso. Parecia uma louca lendo sentada, em pé, em qq lugar..rsrsr resultado: tive uma das melhores notas, minha professora colocou minha dissertação  na projeção na lousa e pediu pros alunos ter como exemplo e ainda pediu palmas pelo meu empenho... mooooorri de vergonha, mas vi que tuuuuudo era possível e que poderia ir mais longe.
  • Inglês: minha maior decepção... ainda se encontra escondido em algum lugar perdido do cérebro, um dia ele acorda... Me colocaram no nivel avançado pq fiz a prova de classificação logo quando entrei no cegep mas o curso de ingles, só um ano depois.... fiz uma prova de "listening"que só consegui responder 1questão de 20! Sai da sala e uma onda de raiva, calor e decepção inundou o meu ser. Chorei compulsivamente depois da prova, tive que chamar os superpoderes acalmadores do Anercio. Quando ele chegou eu já estava igual um tomate espremido, imagine a "cara da derrota". Falei depois com meu professor, pedi pra sair, pedi pra mudar (rsrsrs no meio da conversa eu ja estava chorando pra variar) e ele disse que não, que eu ia continuar e que eu ia passar ... afffff, tive que me espremer pra melhorar na gramatica e redação pra conseguir. Eu cheguei a decorar uma redação inteira, colori cada paragrafo de uma cor diferente (estratégia) ...coisa de maluco.... se alguém me empurrasse antes da prova era capaz de esquecer, mas deu certo. E na sessão seguinte tive que participar de um debate na frente da sala sobre o aborto...que papelão, ai, ai. É cada uma ... queria desaparecer, mas tive que dar uma tapa no meu orgulho.
  • Educação Física: na primeira sessão tive que fazer uma coreografia de aérobica com minhas coleguinhas para apresentar pra turma. Ningém merece.... Éramos 5 e elas só queriam ficar tirando foto de frente pro espelho e conversar abobrinhas... "vum bora minha gente, que eu quero é terminar e pegar o beco". Treino de paciência... No badminton, eu jogava com a parede pq nao acertava a p. da peteca rsrsrs e ainda tinha que sair correndo pra não perder o onibus pra ir pro trabalho (na limpeza do hospital, na sexta feira à noite). Isso sim, treino reforçado de paciência....
  • Filosofia: apesar de toda a dificuldade, foi uma descoberta maravilhosa poder estudar um pouco mais sobre os pensadores e pensamentos alheios... 
Continuo depois com os "fatos e relatos"de enfermagem, já está longo... 

3 comentários:

Anônimo disse...

Que bom recordar e saber que com denodo, dedicação, determinação se conseguem as metas. O tal mundo de expiação e provas... Vencendo a si mesmo, aceitando os limites, compreendendo na pratica o que é humildade. E prosseguir sempre. Ingenuidade? Não! Confiança na providência divina.
Zebezerra

Anônimo disse...

oi amiga!!!!(pausa pra enxugar as lágrimas!!!!!) Ja fazia muito tempo (anos!!!) que eu nao visitava seu blog... li varias postagens pra me inteirar dos ultimos fatos e acontecimentos e preciso te dizer o quanto me orgulho de vc amiga! Sua forca espiritual é uma grande fonte de inspiracao na minha vida. Acho q vou passar aqui todo dia pra aprender um pouquinho mais sobre o bom da vida e ou simplesmente pra me inspirar cada vez mais e tentar matar um pouquinho da grande saudade de vcs... ou deixar essa saudade aumentar ainda mais!!! Te amo muito minha amiga irma linda!!! beijos no seu coração.

Laryssa
10/03/2013

Anônimo disse...

Plantões, horário diferente, cobranças/supervisão intensas... Faz parte, é a vida, quando se quer evoluir. APROVEITAR ao máximo este tempo maravilhoso que a vida lhe concede para dar um avanço, crescer em experiência de vida que não tem preço e ninguem rouba.
Um beijo e enfrentemos...
Zebezerra