quarta-feira, 3 de abril de 2013

"Engrossando a casca..."

E de adaptação em adaptação, a "casca vai engrossando" e a gente vai crescendo .... 
Minha adaptação à nova profissão e ao novo trabalho tem sido dificil. É tudo tão novo e cheio de desafios que eu me sinto colocada à prova de fogo diariamente. Mas é pra isso que viemos nessa vida, então arregassa as mangas, baixinha e "mete os peitos" sem medo porque tudo isso é só o começo.
Uma semana após o término do meu curso, comecei o meu trabalho no Instituto de Cardiologia de Montréal, um dos hospitais e centros de pesquisa mais bem conceituados no mundo. Foi uma escolha dificil de ser feita por conta da propria complexidade de se trabalhar num centro de excelência e onde o nível de exigência é elevado, ainda moro muito distante (relativo... 35 km, mas o tráfico....) e portanto perco um precioso tempo de deslocamento. Apliquei pra trabalhar no hospital regional daqui de Châteauguay, fui aceita, recebi toda a documentação em casa e na hora de assinar.... liguei recusando o trabalho. Ahhhh as escolhas.... tão dificil às vezes e tão determinantes. Não sei nem explicar, mas algo mais forte me fez tomar a tal decisão e aqui estou eu, entupida de stress, imunidade baixa, herpes na boca e uma crise de asma.... um enorme desafio pela frente e a impressão (eu nunca tenho certeza...) de que estou no caminho certo (e existe caminho certo?!).
O mês de fevereiro foi punk, elevado ao quadrado! Para ser aceita no trabalho fiz uma formaçao téorica no hospital e tinha que passar numa prova com média minima de 75% (conteúdo novo pra mim e bem mais especifico do que tinhamos aprendido no cegep), ao mesmo tempo que tinha que estudar pra prova da ordem de enfermagem em março (pra obter o direito de exercicio da profissão) e ao mesmo tempo me adaptar a nova rotina de deslocamento, horário e tráfico .... e ao mesmo tempo rsrsrs tive a alegria de receber na nossa nova casinha os amigos-irmãos Najla e Roni, que depois de dois anos resolveram nos dar a alegria de abraçá-los novamente. Bom, dei o melhor de mim pra cada coisa, mas queria tanto ter aproveitado mais com os meninos... foi tão bom tê-los aqui de volta, vivenciar os velhos tempos, rir e falar besteira, filosofar da vida, beber e chamar o huuuugo kkkkkkk eu queria só dizer: volta,volta,volta! E no fim "quem parte leva saudade de alguém que fica chorando de dor", e assim foi aquele chorôrô na despedida...
No mês de março fiz as provas da ordem... que maratona da p.! 2 dias do fim de semana no modo "on" intensivo. Achava que tinha completado todas as células do meu organismo de stress, não tinha mais espaço pra absorver nada e nem pensar .... à qualquer ai, uma lágrima rolava... mudança de humor na velocidade da luz. Só tendo um anjo como Anércio mesmo pra segurar a barra...tadinho! Obrigada, meu lindo por tudo.
Ahhh... no meio desse engodo ai de cima, tive que me adaptar à trabalhar de madrugada (das 23:45 às 8:00). É... meus horários são alternados entre manhã e madrugada à cada 15 dias mais ou menos. Isso tudo se refletiu na minha saúde e minha imunidade baixouuuuu.... o que mais me impressionou foi a crise de asma, por conta da anxiedade extrema e uma tosse alérgica (a que?) incessante, um piado no peito que eu não queria acreditar que era verdade, apareceu, mas foram resolvidos com antialergicos e bombinhas. Meus novos acessórios indispensáveis na bolsa rsrsrs.
Semana passada terminei a minha orientação prática na unidade de trabalho (7 dias na madrugada e 9 dias no périodo da manhã) e agora estou no meu périodo de probação (30 dias trabalhados).  A cada dia uma avalanche de novas emoções, criticas, aprendizado. Estou trabalhando na mesma unidade onde fiz meu "externato", então já me sinto mais familiarizada com os colegas de trabalho e as situações clínicas.... Tenho a ajuda de uma monitora clínica à distancia que pode se deslocar em caso de urgência, que me acompanha através dos meus relatos clinicos diários (tenho que preencher um livrinho que diz o que eu aprendi no dia e meus objetivos para os proximos 5 dias) e que me orienta diante de decisões e dificuldades no trabalho. Considero uma ótima estrutura de apoio ao novo empregado....mas eles não soltam a rédea não, é pressão... Trabalhei o feriado da Pascoa inteiro e vou continuar nesse intensivão no mês de abril porque pedi liberação de 15 dias no mês de maio pra ir no Brasil. Quase não consegui, mas com o apoio de todas as forças do universo, consegui 12 dias.... E aí vamos nós, dia 01 de maio com o destino mais esperado: Fortaleza, terra do sol!!!!

Um comentário:

Carlos Henrique disse...

Oi Raquel, meu nome é Carlos Henrique,gostei muito do seu blog e estou no processo para o Quebec na parte federal, e sou dentista como voce.
Voce poderia entrar em contato comigo para tirar umas dúvidas do CEGEP.
Att,
Carlos Henrique
carloshenrique.mz@gmail.com