segunda-feira, 19 de março de 2012

Psiquiatria


           E mais um estágio foi completado, mais uma etapa terminada. Comecei o estágio em psy no finalzinho de janeiro e terminei na primeira semana de março. Foi uma experiência muito diferente, em que eu tive muito mais autonomia. Tive que trabalhar muito a confiança em mim mesma, aprender a conduzir um assunto com mais firmeza, fazer a pessoa falar do seu problema (que ela teima em esconder dela mesma, ou mesmo aceitar) e ver como a dimensão psicológica de uma pessoa pode ser  muuuuuuuuuuuuuuuito maior e influenciar consideravelmente a dimensão física. Não senti o stress invadir todos os poros do meu ser rsrsrs pelo contrário, foi muito tranquilo... é outra dinamica de trabalho. Porém, é bem mais complexo vc tratar a "psique" de alguém do que o corpo físico... muito subjetivo, vc tem que explorar o inexploravel, sem influenciar o paciente, sem maltratar, ou pelo menos, o menos possível, sem se deixar influenciar, etc,etc,etc. 


           É bem bem complexo, e vc só entende a dimensão disso qdo já está dentro da situação e é confrontada à encontrar soluções. Aliás, acho que quem saiu ganhando com isso foi eu mesma... foi um convite à um mergulho interior. Como fazer alguém refletir sobre questões complexas de si mesmo se vc ainda não o fez?!? E aí recomeça minha eterna busca do meu eu, da minha missão, dos meus talentos à desenvolver... e como estou longe, mas estou no caminho... rsrsrs. As professoras já tinham alertado desde o inicio da sessão que essa seria uma experiência à parte, de descobertas pessoais e de amadurecimento profissional. Minhas coleguinhas mais novas ainda não conseguem ver isso, a maioria acha uma perda de tempo enorme, não conseguem tirar proveito do enorme aprendizado que podemos ter com isso. Muitas saem frustadas achando que estão sendo enroladas, saem chingando Deus e o mundo... E agora consigo compreender como é diferente o aprendizado aos 20 e aos 30 anos.. as lentes dos meus olhos e da minha mente estão diferentes. Minhas intervenções são mais pontuais e estou aprendendo à ser mais direta e objetiva. Não tenho mais tanto medo de falar de assuntos delicados, não é mais necessário arrodeios pra se chegar ao ponto. Isso pra mim é um grande aprendizado... conduzir o pensamento de alguém e fazer-lhe refletir não é fácil, mas é uma questão de treino :)
            Mais uma vez vivi situações desconsertantes... dignas de boas risadas, mas em um hospital psiquiatrico isso já é esperado. Lidar com a diferença entre a realidade e os délirios e halucianações dos pacientes em francês, ou melhor em "québécois", já é um bom começo... rsrss As atividades em grupo tb demandam muita criatividade e paciência:  jogamos cartas, damas, outros jogos, confeccionamos os cartões do Saint Valentin, fizemos bingo, festas dansantes rsrsrsrs
                 Bom, tudo muito bem maaaaas não é a psiquiatria o meu rumo. Adorei vivenciar isso mas não me sinto psicologicamente preparada pra enfrentar todos os casos... Eu já sou muito subjetiva, adoro mergulhar nos assuntos da alma... mas preciso de mais experiência, conhecimento e confiança pra embarcar   em psy. Minha orientadora foi muito boa e me cobriu de elogios até eu ficar beeem desconsertada, não esperava o retorno dela de forma tão intensa. 
                 Agora estou na preparação pra o proximo estágio em abril e maio em "Cuidados de longa duração - Readaptação". Estamos oficialmente em greve no college, ou seja, meus cursos téoricos estão parados (e eu  tô começando à ficar preocupada com esse atraso todo) mas meus laboratórios continuam e meu estágio no proximo mês tá garantido.

Nenhum comentário: