terça-feira, 6 de março de 2012

(Pseudo)-Semaine de relâche

             Aqui no Québec os estudantes tem uma semana para descanso durante o mês de março... O inverno é rigoroso e cruel conosco, pobres estudantes entupidos de matérias pra estudar, sem tempo de desfrutar das atividades exteriores e sem dinheiro suficiente pra aproveitar outros tipos de descanso (viajar!). Bom, essa é a minha primeira "semaine de relâche" desde que comecei à estudar, na minha escola não tem essa boquinha não... esse ano tivemos essa pseudo-semana de descanso (já fiz prova ontem e tenho outra na sexta!ou seja restaram 3 dias de descanso), porque terminei meu primeiro bloco de estágio na semana passada e provavelmente iremos entrar em greve essa semana. 

              Greve???? Como assim?? Sim, os estudantes do Québec estão fazendo uma grande mobilização para evitar o aumento das "taxas de escolaridade" que foi anunciado pra iniciar no outono de 2012. Várias universidades e collèges já estão de greve. Se minha escola embarcar junto na greve, que é por tempo ilimitado-até o governo ceder- vai quebrar minhas pernas.. mas fazer o que, vivemos em uma democracia e temos que respeitar a decisão da maioria. Ontem foi o dia de votação, exerci meu direito de voto (contra!) e aguardo o resultado amanhã... já é quase certo: teremos greve, e os estudantes de enfermagem vão ter que rebolar pra conciliar os horários de verão com estudo e externato... "à suivre"... vamos ver o que vai dar. Estou com meu coração tranquilo e confio que tudo vai se organizar (externato no verão, fim de bolsa de estudos, estudos atrasados da sessão).


                   Estava me lembrando dessa mesma época ano passado... quanto stress, quanta pressão, quanta confusão na minha cabeça. Esse ano estou muuuuito mais tranquila, já aceito e me sinto inserida na minha nova escolha de profissão, já sinto muito mais confiança em mim mesma, já sinto mais respeito por parte dos meus  colegas ... Aprendi tb à confiar muito mais na providência divina e que todas as dificuldades que passamos são só degraus necessários na nossa escalada... "as lentes dos meus olhos estão nesse momento um pouco mais desenbaçadas".  Estou me sentindo um pouco "au ralenti", lenta, fazendo as coisas ao meu tempo e respeitando um pouco mais ... Sei que é só um momento e que muito virar pela frente. À cada vivência mais preparação! E que Deus nos dê sempre força e confiança pra seguir em frente e ultrapassar as dificuldades com resignação e coragem.

                    

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom ler seus escritos! As descobertas diárias, a certeza do mérito pelo esforço e tenacidade: a felicidade não é a meta, a meta é o caminhar, navegar é preciso... e assim temos os momentos felizes. E tudo passa! Como somos herdeiros de nós próprios, somos os maiores beneficiários do eterno aprender.
Luz e Paz! Um doce equilíbrio p/vocês.
Zebezerra