quinta-feira, 19 de maio de 2011

Depois de um longo e tenebroso inverno... rs

Caminhando pra pegar o metro ...indo pra escola

Pois é... finalmente, resolvi dar as caras de volta, ou melhor, as letras! São tantas as emoções.. desde a última vez q escrevi muitas águas já rolaram... aliàs, as "águas de março, abril e maio" foram bem turbulentas, me sacudiram, e só agora decidi escrever.
Começando pelos meus estágios... já deu pra sentir desde o primeiro dia que minha vida ia ser agitada. Fiz dois blocos de estágio, um em pneumologia e outro em cardiologia. Olha, pense num desafio diário... me senti muuuuito pressionada, muuuito angustiada, muuuito exigida... muitos trabalhos extra-classe para serem feitos a noite depois do estágio, exigência de performance total durante os atendimentos, explicações de cada ato praticado e ligações com as condições de cada paciente. Me dediquei "de com força " à aproveitar ao máximo esse périodo e à enfrentar meus medos.


Senti como se estivesse escalando uma montanha que não conseguia ver mais nem o chão e muito menos o topo. Achei que era o meu limite, que não podia forçar mais, me dava até falta de ar..affff qta ansiedade!
Esse semestre nos ocupamos completamente de dois pacientes por dia como enfermeiros, o paciente fica sob nossa responsabilidade. Não fazemos mais o papel de auxiliar de enfermagem (higiene, alimentação, deslocamento). Tivemos a formação para quase todas as técnicas e intervenções de enfermagem ( afff 10000 coisas de uma vez pra uma cabecinha só). Esse semestre foi um salto gi-gan-tes-co em relação ao ano passado e nos colocou dentro realmente da profissão.
Tive todo tipo de desafio em cada pessoa: paciente idoso com tubo nasogastico, mascara de O2, todos os trucs (coisas) possiveis falando só inglês e querendo desligar as máquinas e eu tendo q convencê-lo, em inglês (macarrônico), que eu não iria fazer isso (ele só fazia isso qdo minha prof saia do quarto) e ainda me comunicando em inglês com ele e em francês com minha prof ao mesmo tempo (fervendo neurônios), paciente falando só arabe (dia de mimica total! e ajuda de uma enfermeira arabe tb), paciente traqueostomisado, paciente em fase terminal de cancer generalisado, paciente com pacemaker, defibrilador, cuidados de artériografia....mil etcs.
Institut de Cardiologie - 2o estágio

E como eu cresci...me dei conta que estava realmente embarcando em outra profissão, a "ficha caiu"... e eu não sabia que seria tão dificil mudar, recomeçar. Meu stress ficou em alta total... a professora percebeu e me advertiu que eu exigia muito de mim, que era necessário mudar, relachar... hummm essa historia é velha na minha vida... ô probleminha sem jeito de me livrar! rsrsrs
Aprendi muito. Recebi umas patadas mas recebi muito, muito incentivo e algum reconhecimento do meu esforço. De professores, de colegas, de pacientes, de amigos, da familia... Consegui melhorar muito a minha comunicação (em francês  hehehe) e me dei conta do mundo de coisas que ainda tenho à aprender.
Viver um dia por vez. Um dia eu aprendo. Eu venço! (como diz o papai... rsrsrs)
Vou escrever em posts divididos...
bjos

4 comentários:

Anônimo disse...

Quelzinha, muito me orgulho de ter esta filha tão batalhadora, persistente. Vc é daqueles seres que trazem tanta luz para a vida da gente, que quando pensamos neles agradecemos silenciosamente. É no coração que sentimos o reflexo de sua luz.
É muito bom saber perseverar para ver nossas metas alcançadas. E isso vc está perseguindo sabiamente.
Peço a Deus que vcs nunca percam o ânimo, o espírito de luta, a capacidade de amar, de se superar e de viver...Bjus...Te amo muito Ma Regina

Cecília disse...

Minha bichina,
Gostei muito de suas palavras e vc é realmente uma pessoa em quem devemos nos espelhar. Admiro muito mesmo a sua coragem para enfrentrar as dificuldades da vida assim dessa maneira tão otimista.
Continue assim e vencerá. :)
Bjos da irmãzinha que te ama muito e sente muita saudade
Sempre estou torcendo por vcs!
Ceci

Anônimo disse...

Aos 62 anos, relembrando os passos, fico pensando como cada dia é importante na nossa evolução. Aos poucos as coisas vão ficando mais claras, os horizontes se descortinam... Um vir a ser eterno, uma busca constante, o foco sempre nos ensinamentos de Jesus. Lendo o Evangelho de hoje, mais feliz me sinto por tudo, confiante na "via, veritas et vita" e só desejo a vocês tenacidade e confiança na Providência Divina que tudo provê.
E a vida continua, bom trabalho e esudo sempre! Zebezerra

cilinha disse...

Oh bichinha porreeeeta! Você vence! A torcida e as orações continuam...
grande beijo