terça-feira, 24 de maio de 2011

Continuando....

Vou falar um pouco de outros dois leões que eu tive que domar: filosofia e litératura québequense


Olha, esses estudos aprofundados não estavam nem de longe, nem no ultimo pensamento mais escondido, planejados na minha vida... mas eles vieram com toda a sua força. No início deixei meio de lado, tava com muita  coisa de enfermagem e quase me fu*. Hehehe tive que mergulhar na matéria pra recuperar o que eu perdi.. isso só fez explodir meus niveis de stress.. imagine ai, trocentas coisas pra dominar em enfermagem e ainda tendo que argumentar os pensamentos dos filosofos (sem chance de enrolação) como eu nunca fiz... detalhe: provinhas todas as semanas da materia que ainda ia ser dada (tipo tinha que ler os pequenos textos antes da aula pra poder compreender e fazer a prova) e ainda uma resposta errada anulava uma verdadeira (PQP!!!), ainda tinha as provas de avaliaçao abertas com 6 questoes, sendo que deviam ter no minimo 100 palavras em 3 questoes e 200 palavras em outras 3 questoes....istoé: 3horas de prova sem intervalo pra respirar. Affff eu não conseguia ver fim do túnel, não mesmo. E pra completar a minha tontura, o meu desespero!!!!!!! litératura e história do Québec. Um livro paradidático a cada 4 semanas com analise dissertativa, prova de leitura e prova do Québec.
Meu Deus... eu só podia era mesmo desestabilisar. Já tô cansada só de me lembrar ...


O último livro que li foi simplesmente ótimo. Amei! Li e assisti o filme. Incendies, escrito por Wajdi Mouawad, escritor de origem libanesa e imigrante québecois fala sobre a importancia da origem de cada um, do destino escolhido e do amor acima de tudo. Eu colei, grudei no livro. Ele expressa a emoção em palavras com maestria. Fiquei curiosa pra ler os outros livros dele.
"Il faut apprendre à avaler la salive""É preciso aprender a engolir a saliva" : é preciso enfrentar os desafios da vida e construir o seu destino. Pq será que eu gostei tanto desse livro?! rsrsrs Não poderia vir em momento melhor! 
Pra finalisar vieram os exames finais: 3 dias seguidos, primeiro dia foi uma dissertação argumentativa de 900 palavras (5 paginas ) sobre Incendies - 4horas de prova; segundo dia foi outra dissertação argumentativa de 800 palavras (4 paginas) sobre os filosofos Camus e Nietzsche e a opinião deles sobre o sentido da vida - 3 horas de prova; e terceiro dia (já tava só o caco!) a "Prova Uniforme do Francês" (Épreuve Uniforme du Français), dissertação argumentativa de 900 palavras, assunto desconhecido, 5h e meia de prova!!!!!
Essa última é meu grande leão rsrsr tenho que passar nesse exame pra receber meu diploma no fim do curso. Ela é feita e corrigida pelo Ministéro de Educação e o resultado vai vir pelo correio. Eu espero mais que profundamente passar, pois não estou nem um pouco afim de refaze-la. Masssss... estou na espera.
Ainda estou esperando minhas notas tb... ainda não está ganho.
E vou continuando...

3 comentários:

Anônimo disse...

Ê Quelzinha, o parto doloroso do dia a dia, a condição humana, nossas crises existenciais... Emociono-me ao ler suas palavras e vejo quanto tenho de percorrer, e aí fica claro porque penso tanto estudar Filosofia! Ainda comecei aos 19, 20 anos, Seminário da Prainha, mas não deu... Que perigo o tempo passar e eu me acomodar, nesta vidinha tão boa que hoje levo! Avante, filhinha, o prazer das nobres descobertas compensa todo sacrifício. V. é herdeira de si própria. Luz e Paz! Zebezerra

Anônimo disse...

Quelzinha achei muito pertinente este trecho de Leonardo Boff:"Muitas vezes, as portas de nossas gaiolas se abrem...Mas permanecemos ali, acostumados, encolhidos as nossas vontades e sonhos!Não tenham dúvidas amigos,à primeira oportunidade devem alçar o vôo das águias, calmo, confiante,determinado!Amem sem medo,brinquem um pouco com a vida!Não tenham medo dos rochedos e sobre eles, estendam as suas asas corajosas de águia!Soltem-se ao vento,e deixem-no,levá-los ao sonho! Como águia,tente enxergar as pequenas coisas a sua volta e saber apreciá-las,dando um sentido novo a sua vida!Não sejam passarinhos de gaiola,mas,águias do céu!A cada dia existe uma renovação constante,e nunca um dia será igual ao outro...Não há dores eternas,lágrimas eternas, perdas eternas!Porque a vida é um recomeçar diário de um vôo!E gaiolas não foram feitas para os pássaros...Tampouco para ÁGUIAS!..." E você ,minha quelzinha é nossa águia...Bjus Ma. Regina

Raquel Santos disse...

Ahhhh... Quantas bençãos divinas vem através das palavras de vcs! Orgulho-me de tê-los como pais, espelho-me em vcs e agradeço a Deus pela oportunidade de fazer parte dessa família tão linda!
Merci de tout mon coeur!
Quel