terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Recomeçando ciclos

Mais um ciclo foi encerrado e mais um novo se inicia. Adoro pensar que vivemos em ciclos...talvez seja mais confortável pensar assim, não sei, é assim que me sinto bem. 
Todo início de ano tem uma energia nova, um sopro de coragem, um novo ar que paira e uma sensação de que podemos rever o que ainda não foi possível realizar e os novos sonhos sempre ganham espaço dentro de um novo planejamento que parecia (há um mês atrás) inconcebível.
Ver "como todo dia nasce novo em cada amanhecer" parece ser mais fácil no início do ano e talvez minha mente  acostumada com esses paramêtros aceite tranquilamente essa lógica de organização mental.
Revendo 2010 de fora da minha bolha vejo os desafios que vivenciamos... e a dor e a alegria de cada um. Encarar uma nova sociedade, uma nova cultura, uma nova profissão, novos estudos, novos amigos.. isso faz renovar a visão de mundo que ampliiiiaaaa progressivamente. Isso é muito bom mas tb dá uma certa confusão mental que é necessário tempo pra poder assimilar e aceitar tantas mudanças.
"Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter..."
Sinto-me bem mais a vontade com o francês apesar do meu sotaque "remarcavel" ... hehe logo no primeiro discurso com alguém, sempre vem a perguntinha "De onde vc vem? Qual sua origem?" e, antes que me perguntem se venho do leste europeu (não gosto dessa minha origem fictícia e insistida por conta da pronuncia do meu R--- por favor NÃO me pergunte se eu sou romena), digo logo que sou brasileira e já ganho de graça logo um sorriso e a simpatia da pessoa. 
Então.. voltando ao assunto... Apesar de me sentir mais confortável com a lingua, ainda me sinto um peixinho fora d'água no meio das minhas amiguinhas. Ainda vivemos num mundo muito diferente e com visões ainda bem distintas. Alguns professores percebem e me incentivam a continuar, tb recebo apoio de outras pessoas e de amigos que sempre tem algumas palavras que parecem sopro divino de reconforto. Sem falar no apoio diário do meu  companheiro de aventuras, meu lindo, meu cheirosinho.
Esse ao que passou foi ainda ensaio perto do que sei que vou vivenciar... preciso aumentar minha convivência  com as pessoas pra melhorar minha fluência na lingua e absorver mais os costumes (ou pelo menos compreender). Sei que aprender o inglês ainda será um grande leão com enormes presas a ser domado... deletei o espaço reservado pro ingles na minha mente, tô na procura... 
Um saldo positivo desse ano: minhas leituras. Li 13 livros (entre portugues, ingles e frances) esse ano e alguns deles achei maravilhosos. Os que eu mais gostei ( não necessáriamente na ordem): Huis Clos, uma peça de teatro de Jean-Paul Sartre que mostra inferno particular de cada pessoa diante da opinião dos outros (L'enfer, c'est les autres); Francisco de Assis, de João Nunes Maia/Miramez, obra que conta sobre a ótica espírita a vida de Francisco de Assis; Atitudes Renovadas, de Divaldo Franco/Joana d'Angêlis, poder de renovar nossos pensamentos e nossas atitudes diárias; The Pearl, de John Steinbeck que conta uma lenda mexicana que nos faz relembrar os valores da vida; Comer, rezar e amar, de Elizabeth Gilbert que conta da busca dessa mulher por varias coisas na vida. Amei.
Um saldo negativo: tenho que fazer mais exercícios! Apesar de estar na academia ainda tenho muitos motivos pra não ir rsrsrs e preciso dribla-los diariamente!
E como sempre ainda tenho a sensação que estamos vivendo em tempos de preparação e que o melhor estar por vir... eu podia viver mais o hoje, né! eu podia achar que o melhor já é o hoje e carpie diem!!! mas isso é tb um exercío diário. Tem épocas que estou bem assim, hoje é o melhor dia de hoje rsrsrs e tem outros dias que eu desejo intensamente que esse hoje passe voando rsrsrs vai entender.
Bom... vou deixar pra falar mais em outros posts.
Energias positivas e coragem pra todos em 2011!




2 comentários:

Anônimo disse...

Quanta humildade é necessária para o crescimento pessoal! Virgilio Távora dizia que cearense pensa ser umbigo do mundo... Longa estrada temos a percorrer,que é facilitada quando estrangeiro e no meio de afegãos/chineses/romenos!
Após 61 anos, 32 de S.Gonçalo, quanto caminho a percorrer, quanta língua a aprender...Que bom o trabalho e a busca! Zebezerra

Unknown disse...

Quelzinha e Anércio
Feliz 2011 pra vcs... muita paz, saúde, coragem e sucesso!
muitas saudades
mil beijos...