quinta-feira, 23 de maio de 2013

Exame da ordem de enfermagem do Québec! Passei!

               Perdi 10kg de ansiedade quando recebi meu resultado.... Que alívio! Por coincidencia estava no Brasil, exatamente no dia do encontro de comemoração de 10 anos de formada em Odonto, quando comecei a ver minhas amigas postando no facebook seus resultados e então liguei pra Herica ir na minha caixa de correios ver meu resultado tb. uffff mais uma etapa concluída. Sensação de dever cumprido, alívio e hora de ganhar mais energias pra prosseguir novos projetos. Saímos pra jantar e comemorar em dobro!
             A prova da ordem é obrigatória pra conseguir o título de enfermeira e poder trabalhar como tal. Eu estava trabalhando como CEPI (candidata ao exercício da profissão de enfermagem) que é basicamente o mesmo trabalho, mas com menos autonomia e com necessidade de supervisão em alguns procedimentos. A pessoa tem 3 tentativas de passar nessa prova após o término do curso. São dois dias de prova, um dia só de prática, onde vc passa por 16 estações clinicas com atores representando situações reais e um avaliador que observa o seu procedimento e anota seus pontos. Cada estação dura 10 minutos... a sirene toca, vc entra na sala, entrega seu codigo de barras pro avaliador, ler a situação e já começa a interagir como se vc estivesse em uma situação real. Em cada porta uma nova realidade... pos-parto, esquisofrenia, vacinação infantil, reação transfusional, delírum pos-cirurgico, ensino de procedimentos quando um paciente está isolado em quarto, ensino de diabetes descompensada, dor cronica x risco de suicidio, aplicação de vit K em recem nascido, pos- cirurgico com OAP, crise de angina, violencia conjugal, hemorragia digestiva..... affff pra mim foi uma maratona. Sai completamente acabada dessa prova, parecia que um caminhão tinha passado por cima de mim, uma dose de stress em alto nível. No dia seguinte mais outra maratona, uma manhã e uma tarde de prova escrita... não preciso nem dizer que saí com dor nos punhos de tanto escrever e a cabeça fervendo.  A prova téorica pra mim foi bem melhor pois já estou mais acostumada com o estilo, mas a prática... detestei, não fazia a menor idéia do resultado. E mais uma vez dou  graças a Deus por esse resultado final... só de pensar em passar por essa maratona de novo me dava um frio na espinha rsrsrs. Fiquei muito feliz de poder concluir esse projeto dentro do tempo que eu havia planejado e ainda ter conseguido passar de primeira.
                       Essa semana termino meu período probatório no hospital e terei minha avaliação final ... meu cargo já foi mudado de "CEPI" para "infirmière". E mais uma etapa se inicia....

8 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns, Quelzinha! Aprendi no Seminário: "Querer pouca coisa. Mas querer este pouco a despeito de tudo". Também: "Gutta cavit lapidem, no vi, sed semper cadendo"... A gota fura a pedra não pela força, mas sempre caindo. Perseverança com humildade. Confiança na providência divina que atua através de nossos anjos. Vamos em frente! Zebezerra

Anônimo disse...

Parabéns Quelzinha! Você é a grande merecedora deste prêmio.Esforço, determinação, perseverança são virtudes, que muito bem, vc soube conservá-las. Continuo tendo muita admiração por esta filha guerreira.Que Deus continue iluminando a caminhada de vocês...e os abençoando. Bjus Ma.Regina

Carolina et mon chum disse...

Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Raquel , Parabéns !!!
Acompanho seu blog a um tempo e AMO ele...Amo teus posts , o jeito como você escreve nos faz "vivenciar" a situação ...é muito bom ...e você merece cada conquista que está vencendo ...
Teria algum email que eu pudesse te escrever ? eu tenho uma dúvida urgente e acho que você poderia me ajudar ... se não for incomôdo...
Obrigada e um abraço!
Cris.

Raquel Santos disse...

Oi Cris... obrigada! vc pode me escrever no email: quelom@gmail.com
Abraço
Raquel

Anônimo disse...

Oi Raquel , obrigada !!!
Te mandei um email agora ...
Abraço!
Cris

Unknown disse...

oii

Unknown disse...

sou a michelle de ctba e to iniciando o processo de imigração...sou enfermeira tbm...nossa não será fácil né...espero me corresponder contigo..bjus