quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vida corrida

Sem espaço pra armazenar mais nada... "debordée".. estou me sentindo assim. Aliàs, eu sempre me sinto assim qdo a sessão está começando, sinto que o meu sistema está entrando em pane e quase chego a sentir as luzinhas vermelhas de alerta piscando em várias partes de mim mesma.
Começando com minhas idéias confusas de profissão.. ainda me sinto invadir pela dificuldade de recomeçar. Já tinha esquecido o qto é dificil fazer uma formação, tinha esquecido da parte dificil de qdo eu estudei e tinha que assimilar "horrores" de conhecimentos, estudos sem fim. Affff as noites mal dormidas com a matéria circulando nos pensamentos ( hehee lembranças das cadeiras de anatomia bucofacial, escultura, endo, cirurgia... como foi dificil enfrentar tudo isso... e eu ja tinha esquecido da estrada necéssaria que temos q passar pra superar esses desafios)... Essas noites mal dormidas estão de volta, junto com o desconhecido e o medo, o acúmulo e a necessidade de vencer cada obstáculo.
Nas duas primeiras semanas de curso vivemos um intensivão de acúmulo de conhecimentos e técnicas que agora temos que colocar em prática no estágio com "maestria". ÃÃHHH? Como assim? Não tenho tempo nem pra assimilar a matéria como tal e ja tenho que aplicá-la na prática com meu paciente, com naturalidade, técnica e ainda confiança (OBS!!! Entendendo e falando francês na velocidade do pensamento). Estou me sentindo um elástico esticado no seu último grau!! Mas... é assim que é proposto o ensino técnico por essas bandas... aprende e assimila com a prática!!!! Muito bom na téoria mas como é dificil de vivenciar isso!!!
Essa semana minha orientadora me deu de prensente um paciente completo : Dependente total de Oxigenio, alimentaçao e medicação por tubo nasogastrico, medicação tb intravenosa,sonda urinaria, obesidade morbida (tudo no quarto tinha tamanho especial XXXXXXL), paciente agressivo pois nao aceita sua situação e portanto com contenções, diabetes e retornando de cirurgia de amputaçao de alguns dedos do pé...
Respira fundo, engole a saliva que se acumulou, diz que é capaz e assim começa mais um dia de estágio. A única comunicaçao que tenho com ele, pois ele nao consegue falar, é apertando minha mao ou mechendo os dedos que lhe restam do pé...O paciente entrou em fibrilaçao (inicio de parada cardiaca) comigo sozinha no quarto e eu tendo que desvendar a dor q ele estava sentindo, ajustar O2, recolocar a mascara ( pois ele havia se desvencilhado da contençao e tirado a mascara) e avisar a enfermeira responsável... Afff tudo deu certo mas a descarga de adrenalina foi grande... e todas as perguntas retornam na minha cabecinha no final do dia.... Porque tanta mudança? Porque vivenciar tudo isso? Isso é mesmo pra mim? Mas ao mesmo tempo tenho a intuiçao de que tenho que seguir esse caminho... HUUUUMMM que dificil, hein!
Junto com esses novos conhecimentos de enfermagem, tenho outros cursos obrigatórios como Filosofia e Literatura Quebequense... mas vou falar disso no proximo post... ja tenho que sair!
Inté

3 comentários:

Anônimo disse...

Continue na luta, Quel! Os horizontes hão de clarear. Nada se perde quando se faz com amor, dando tudo de si, compreendendo as limitações, não exigindo além do que os talentos permitem.
Que os bons anjos iluminem seu caminho.
Zebezerra

Anônimo disse...

Quelzinha querida,"Quando vc aceita o desafio de um determinado método difícil, vc cresce.Todo sentido está em criar algo em vc, maior do que vc é;algo em vc, mais profundo do que vc é.Todo o esforço é p/ ajudá-lo a ir um pouco além de si mesmo. Lembre-se sempre de que o caminho é árduo, mas vc conseguirá vencê-lo.Siga buscando por novos desafios. Siga olhando mais alto. Mesmo que pareça impossível de ser alçançado,isso ajudará vc a crescer.Vc começa a se tornar maior até mesmo com um sonho de algo grandioso. Assim nunca se acomode com o fácil..." Estarei sempre pedindo ao nosso Pai do Céu forças positivas p/ fortalecer teu espírito. Te amo muito...Bjus Ma, Regina

rgo.melo2@gmail.com disse...

Quelzinhaaaaa
Muita força e coragem pra vc. Aqui estamos sempre rezando para que vcs possam realizar todos os seus sonhos... Tudo vai dar certo! Daqui do Brasil... muitas vibrações positivas! Amamos vc! Beijão e muitas saudades..
Cilinha