sexta-feira, 8 de junho de 2012

Porque, mudar e ser paciente, é preciso...

               Essa semana pedi minha demissão no CHUM. Andando pelos corredores do hospital, ia sentindo e visualisando um filme na minha cabeça.. e nem foi tanto tempo assim, mas foi intenso. Trabalhei lá desde junho de 2010 e agora, em junho de 2012, tô pedindo pra sair. Trabalhei em quase todos os setores pois fazia parte da équipe volante, ou seja, substituia quem tinha faltado. Então, nunca sabia onde ia ser meu dia de trabalho e até que o chefe me informasse ficava um pouco angustiada, esperando qual ia ser o departamento que iam me colocar. Na realidade, queria só prolongar minha licença de estudos, mas não foi possível; ou eu aceitava fazer meu externato lá e desistia da proposta do Instituto de Cardiologia ou pedia pra sair. Pedi pra sai.
               E mais uma vez um ciclo se fecha pra outro recomeçar. Tem certos momentos na vida que temos que tomar decisões e não olhar pra trás. Fiquei tão feliz quando fui admitida lá que estava sendo meio penoso dizer que queria sair, tava sentindo um entrave.. como é dificil passar de uma etapa à outra... na verdade, é mais um trabalho interno que tenho que fazer em mim mesma: ter confiança, acreditar no meu potencial e sustentar minha decisão com confiança e coragem. Assinei os papéis de demissão, entreguei minha identidade e meus uniformes... uufff, alívio... me senti mais leve e pronta pra começar um novo desafio na proxima segunda. Novo hospital, novos colegas, novo cargo ... adoro essa expectativa!
                   Esse procedimento já devia ter acontecido há alguns meses, mas devido à greve dos estudantes tudo foi empurrado pra frente. Afff, guerra de nervos e prática da paciência... Foram semanas na espera e na incerteza se ia haver ou não externato, se a greve acabava ou não, se a sessão ia ser cancelada, se eu reprovava as outras matérias (filosofia e educação física) pra refazê-las sob um modulo especial à distância ou se esperava a palavra final do governo sobre o rumo da sessão... Só via um "embassado" na minha frente, sabia que a única coisa à fazer era: esperar e confiar. Isso foi o meu contexto que misturado com o contexto de incertezas e procura de emprego do Anércio dava um "engodo" só. rsrsrs. 
               Bom, depois de 3 meses de greve .... a sessão foi anulada pelo governo, que diz que está garantido o retorno dia 17 de agosto (vamos ver!); os meus cursos de enfermagem em si não foram atingidos pela greve e pude terminar tanto a parte téorica quanto à prática (estágio); recebi a confirmação final do externato no Intituto de Cardiologia uma semana antes de começar e pedi minha demissão no CHUM no dia seguinte (nos 46 do segundo tempo...). Agora, estamos mais tranquilos... Anércio está feliz no seu novo emprego e eu cheia de expectativa pro meu.
                   Todas essas vivências e desafios fortalece e solidifica nossos valores e nosso relacionamento. Eles são aliviados com nossos estudos espíritas e nossas orações. As palavras de Jesus e de outros espíritos iluminados são balsamo em nossas vidas. E assim vamos ampliando a nossa visão e compreensão do mundo.
                   

" Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

Nenhum comentário: