O mês que passou foi bem lotadinho de coisas e acabei sumindo novamente. Comecei o meu curso de verão de inglês, mudei de função no trabalho, infinita correria de conciliação... e foi o mês das despedidas dos nossos cumpadres que voltaram pro Brasil sil sil.
O inglês foi mais um desafio completo e bem sucedido! Resolvi fazer esse curso (que era obrigatorio no meu curso) no verão pois ai eu misturava menos meus neurônios entre as linguas. O inglês no Cégep ensina como fazer textos argumentativos, como se expressar em público e avalia a nossa escuta. Tivemos que fazer 3 "essays" argumentativos de 500 palavras cada, debates em equipe de 4 (de frente pra sala toda - 25 pessoas) e provas de listening et gramatica convencionais. Meu assunto no debate foi sobre aborto onde éramos 2 contra (eu e outra imigrante palestina) e outros 2 (quebecas) à favor. O aborto no Canadá é permitido em qualquer circunstância e em qualquer etapa da gestação. Eles ficam impressionados como pensamos que um feto já é um ser humano (o que não é reconhecido na legislação daqui, ser humano é só a partir do momento que nasce!). Então, já viu... conflito de idéias a serem debatidas com meu "ingrês" macarrônico. E além de estudar o inglês ainda tive que me aprofundar um pouco no assunto pra ter argumentos no debate.. afff passei alguns dias andando e falando meu texto feito doida em casa ( e o Anércio escutando rsrsrs) Maaasss no final deu tudo certo. Essa estória de se apresentar na frente das pessoas falando igual a indio mexe com o orgulho da gente e mais uma vez vc ver o quanto há pra aprender, o qto sou pequenina.
Desafio Junho 2: Trabalhar como auxiliar de enfermagem. Ai meu Jesus de Nazaré, me dá forças pra ficar em pé!!!rsrrs Pense num trabalho "sacrificoso"... É doação, é aprender a olhar o outro de forma diferente e estar presente em momentos intimos e difíceis das pessoas. Teve dias que achei que não ia conseguir conciliar as aulas e o trabalho (trabalhava de 8 as 16 e estudava de 18:30 as 22:00 e mais uma hora de deslocamento de metro de ida e de volta). Afff ... foi sacrificio pra um mês mas depois a poeira baixou mais e relaxei um pouco mais. Estou trabalhando sobre disponibilidade ainda (eles me chamam quando necessitam) e aprendendo a cada vez, a cada nova situação.
Desafio Junho 3: Dizer tchau, até logo, au revoir pros amigos do peito que seguiram outros caminhos e agoram começam outra jornada. Tão dificil as despedidas.. dá uma dor no peito, dor de saudade que eu já conheço bem mas que é muito mais forte que eu. Sei o peso da distância e como ela é cruel...Planos feitos, refeitos, aprendizado juntos, desafios juntos , descobertas, risos e choros... Tão bom ter amigos! Quanta falta eles fazem... Então eu chooooro até cansar, ai me sinto melhor e vai passando. Mais conflitos de idéias, mais perguntas... Mas tudo tem seu tempo, inclusive as respostas. E enquanto isso vou seguindo minha intuição e enfrentando meus dilemas.
Desafio Junho 4: Anércio terminou o curso e agora começou nova fase: procura de emprego e novas incertezas... Esse desafio ainda continua !
E é por cada pequena coisa que cada vez mais fortalecemos a nossa fé e a nossa união!
2 comentários:
Um balanço formidável. Frutos colhidos, valorização de cada passo e esperança renovada. Fundamental ter este ideal, esta utopia de conquistar, vencer, gutta cavit lapidem, non vi, sed semper cadendo, como aprendi no Seminário do Crato.
Luz e Paz.
Quanta admiração eu sinto por vc, minha filha. Por sua determinação, coragem, fé, alegria de viver e muito amor e respeito ao próximo.
Que Deus os proteja e que sigam somando vitórias e vencendo desafios.Bjus
Postar um comentário