sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Trabalho de verão

      Falando um pouco sobre minha experiência trabalhando como auxiliar de enfermagem durante os meses de junho, julho e agosto...
      Foram meses intensivos em vários sentidos! É verão e vc tem vontade de aproveitar todos os minutos fora de casa, fazendo atividades diferentes, curtindo a vida e ainda tendo que conciliar o trabalho. Nessa época a bolsa de estudos do governo é suspensa, então Tem que trabalhar! rsrs
Minha disponibilidade no hospital estava para todos os turnos (dia-noite-madrugada) mas não tive coragem de aceitar as madrugadas.. recusei todas! Não me senti preparada o suficiente pra trabalhar sozinha (nas madrugadas vc é a única auxiliar da unidade inteira!). Eles falam muito em trabalho de equipe, que vc não está só, pq tem a enfermeira responsável. HHHuuuuummm eu tenho minhas dúvidas! Gente é gente em toda parte do mundo e tem aqueles que estão dispostos a lhe ajudar assim como aqueles que estão dispostos à lhe dar as costas. Preferi não dar minha cara à tapa nas madrugadas... acho que já foi o suficiente trabalhar de dia e de noite.
       Foi muito válido encarar esse desafio apesar de ter sido muito, muito difícil. Os primeiros dias parecia que eu tinha sido atropelada por um caminhão, toda quebrada... eu ficava tão cansada, tão cansada que as vezes não conseguia relaxar e dormir direito... mas as vezes caia e desmaiava na cama rrsrsrs. É realmente um trabalho que não é pra todo mundo e é por isso que falta tanto pessoal... Exige muito trabalho físico e emocional de forma intensiva mesmo. Se vc quer realmente fazer o trabalho de forma a tratar o paciente como ser humano, de forma digna e responsável... prepare-se! As pessoas necessitam de toda a sua energia (física e emocional) e vc tem que compreendê-las, afinal são elas que estão doentes necessitando de recuperação. Mas... vc tb é humano e tem suas fraquezas, tem o momento que a sua energia tb acaba e vc tem que se controlar e buscar reservas lá onde não se imagina mais.
       Trabalhei em diversos departamentos do hospital e com diversos companheiros de trabalho. Sabe, achei muito mais dificil alguns "queridos" companheiros de trabalho que qualquer paciente que seja (pode colocar o mais dificil). Estou preparada pra enfrentar a dor e o sofrimento de um patiente mas me desestabilizo completamente com a arrogância, a ignorância, a falta de respeito e profissionalismo de um "colega de trabalho". Alguns deles conseguiram me colocar no chão... não consigo entender pq essas criaturas ainda trabalham em hospital. Me dá um aperto no coração de ver a forma como tratam pessoas que estão necessitando de tratamento e recuperação, de ver a falta de sensibilidade de tantos. Várias vezes tive que sair na minha pausa pra chorar, engolir minhas lágrimas e conversar com Deus.. recuperar minhas forças e retornar. Não tenho a mesma rapidez no agir, no comprender e no falar que o povo que já trabalha lá à mil anos e já está cheio de manha.... tive que engolir muito sapo e ouvi muita coisa desagradável aos meus ouvidos. Mas, acredito que nada vem por acaso, tudo tem seu "porquê"... causa e efeito. Estava preparada pra enfrentar esse desafio, e queria mesmo vivenciar essa experiencia pela importancia que ela traz ao meu engrandecimento profissional e pessoal. "E quem disse que ia ser fácil..."
No meio dessa turbulência sempre tem as gotas de amor e consolo que os mensageiros divinos mandam pra nós. As vezes são imperceptíveis e as vezes são nítidas... assim como escutei palavras que me derrubaram tb escutei encorajamento quando não esperava e quando precisava. O olhar de agradecimento sincero, o apertar na mão com um sorriso, os elogios de outros colegas de trabalho ... e o dinheiro na conta no fim da quinzena (rsrsrs).
      Tem certas coisas que é preciso viver pra entender a dimensão. É forte, é intenso em todos os sentidos.
      Descobri um novo mundo ao qual aos poucos vou fazendo parte e me integrando. Infelizmente, é um ninho de cobras onde estou me metendo, e eu sei que eu só vi e vivi ainda só o começo. Estou me preparando a cada dia pra enfrentar o desafio de trabalhar com enfermagem em um país multicultural, em outras linguas, com outras perspectivas. E é assim tb que minha visão de vida vai se ampliando e modificando, minha fé aumentando.... descobrindo a cada dia o quanto sou pequena e me deixo abalar tão facilmente e o quanto o caminho é longo.
       Mas Deus me deu de presente um companheiro, um amor de pessoa que está ao meu lado me ajudando e me encorajando com seu amor, carinho e cuidado... Caminhamos juntos enfrentando os desafios.. e assim seguiremos. "Em tudo dai graças ao Senhor..."

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Voltando...

        Minha vontade de escrever está voltando.... Sinto impulsos de colocar em palavras meus pensamentos, mas isso só vem de tempos em tempos... Tenho que materializar meu pensamento pra me sentir livre. Quando passo muito tempo sem escrever, minhas idéias vão se acumulando e minha reflexão sobre o que penso vai ficando meio caótica... Conversa de doido? E porque não? rsrs Eu sou extremamente visual (descubro isso cada vez mais ) e preciso concretizar pensamentos, técnicas, conhecimento... pra poder ser mais funcional.
        Durante essa época de estudos, escrevo muito (e talvez por isso eu desapareça mais daqui). Escrevo pra concretizar a matéria, pra fazer os trabalhos, os relatórios e as reflexões (journal de bord). Olha, nunca pensei que fosse necessário tantas "reflexões", mas isso tem me ajudado muito no meu caminho de descoberta pessoal. Dentro de cada curso tenho que escrever meu "diário pessoal", ou seja, tenho que escrever minhas reações diante das situações profissionais e fazer as ligações dessas reações com meu aprendizado, com o conflito de realidades (meu-paciente), como posso melhorar e quais estratégias devo desenvolver diante de cada situação. Às vezes é um saco e bem dificil, pq chego cansada, com mil coisas pra fazer e ainda tenho que "parar tudo" e mergulhar dentro de mim por alguns instantes para colocar (em francês) meus sentimentos no papel, sabendo que eles vão ser lidos e avaliados por minha professora, que vai estar "linda e loira"olhando pra mim no dia seguinte.
         Sabe quando alguém consegue olhar através vc... pq a criatura (professora), que vc nem conhece direito, passa a conhecer seus pensamentos e compreender suas reações. Muito estranho vc entregar sua mente de bandeja à alguém que lhe avalia mas que vc nem sabe quem é e nem o que pensa. Sensação de nudez da alma... Mas a retroação é muito positiva, pq vc acaba desbravando territorios intimos e recebe o ponto de vista "sem influências" de alguém que ver de fora da situação. Mas pensando bem... escrever em um blog com acesso livre tb representa um pouco disso com a diferença que no outro dia o leitor não vai estar na minha frente me avaliando (rsrsrs).
          Eu tenho uma dificuldade de simplificar as coisas. Sou um serzinho mesmo complexo e tenho às vezes que dar voltas pra chegar na solução. Minhas orientadoras me dizem que eu me cobro muito, que sou perfectionista e que preciso trabalhar isso. Não acho que seja perfectionista, mas com certeza preciso ser mais objetiva.
           Bom, chega de reflexão e vamos aos fatos dos últimos tempos (objetividade!! rsrsrs) depois de 1 km de introdução... Porém, faz muito tempo e são muitos os fatos hehehe vou escrever em posts separados.

Até a proxima... não demorarei! :)