domingo, 29 de maio de 2011

Post atrasaaaaado - Inverno

Eita num queria mas nem pensar em inverno mas vi esses videos e coloquei pra mostrar como se passa os dias invernais por essas terras congeladas!





sexta-feira, 27 de maio de 2011

Priceless

Acabo de receber meu resultado em filosofia com mais incentivo do meu professor: 


"Très belle conclusion. Tu es une étudiante brillante, et tu semble avoir le coeur à la bonne place, comme on dit au Québec. Je te souhaite tout le bonheur du monde dans notre coin du monde!
G-R F (écrit le 27 mai)"



Mais um pouco de incentivo aos desafios de minha "nova vida".
Obrigada por cada palavra e por cada oração vinda tb do Brasil... Adoro os comentarios de cada um!

Continuando ainda...

Agora meu assunto é trabalho.

Após 1 ano de trabalho à tempo parcial no CHUM (Centro Hospitalar da Universidade de Montréal) como auxiliar de limpeza, fui "promovida" à auxiliar de enfermagem.
Em primeiro lugar, gostaria de voltar ao meu primeiro dia de trabalho na limpeza (em junho do ano passado!). Estava muito angustiada, não sabia o que me esperava, tinha medo de ser um trabalho muito pesado, de ter que levantar muito peso e de não conseguir chegar nem no final do dia. E ainda tinha aquele impacto, tipo eu sou dentista, tantos anos de formação, pra mudar de pais e ir limpar hospital! O peso do julgamento dos outros e até do meu próprio tem muita influencia, massss eu tento nunca sair da perspectiva maior, da visão de fora do contexto e de principios de valor e humildade em aprender sempre.
Pra minha surpresa, tive três dias de orientação prática no hospital, isto é, ia trabalhar mas sempre tinha um preceptor me ensinando cada etapa da limpeza de um quarto normal de paciente, de um quarto em isolamento, de como usar a toalhinha, o vassourão seco, a mop (aquele vassorão molhado), os produtos pra cada tipo de limpeza!!! Nuuuunca imaginei que tinha tanta técnica pra cada coisinha ... Recebi uma apostila explicando as minhas tarefas e os produtos ...e aprendi muito com muita gente lá dentro.
Então, durante esse 1 ano trabalhei sobre disponiblidade, isto quer dizer que ia trabalhar qdo eles precisavam (as minhas disponibilidades eram sexta a noite e fins de semana). Infelizmente, tive que trocar os dias de encontro do grupo de oração pelo trabalho na sexta a noite, mas isso faz parte das escolhas da vida... e como elas são difíceis! O grupo de oração me fez e anda faz muita falta...
Trabalhar me abriu novos horizontes, conheci um mundo q não tinha a menor idéia lá dentro do hospital, gente diferente com suas estórias de vida que dá até um livro (e desse livro eu faço parte)! Recebi ajuda sempre que precisei... O Centro hospitalar é composto de 3 hospitais e tive a oportunidade de conhecer um pouco de cada um pelos bastidores da limpeza... vc parece meio invisível, as pessoas simplesmente passam e enquanto isso eu observo. Durante esse tempo eu quase nunca repeti o mesmo setor, então conheci desde o bloco operatorio, UTI, urgencia, queimados, psiquiatria (kkkk nesse dia eu tive medo!), cardiologia... setor de pesquisa cientifica (enorme!!!!), setor de mecanica (onde se concertam todos os equipamentos do hospital), lavanderia, banco de sangue, consultorios, cozinha, fisioterapia, terapia ocupational, ginasio de esportes, piscina, maquina gigantesca esmagadora de lixo (tenho medo dela! rsrsrs), informatica..... Cada dia um novo lugar, um novo companheiro de trabalho, e váriaaaas novas estórias... Muitos ja me conheciam como "la petite brésilienne" rsrsrs e de vez em quando pediam pra eu contar minha estória, minha vida... e eu já emendava pra descobrir o desafio dos outros tb.
Aqui é muito normal e até valorisado o trabalho feito desde cedo (quase todas minhas coleguinhas do Cegep tb trabalham em périodo parcial). Trabalho com muitos outros estudantes (psicologia, direito, artes, enfermagem...), com muitos quebecas e muitos imigrantes (principalmente latinos, africanos e arabes). Algumas pessoas tem esse trabalho como secundário, pra complementar a renda... Então, conheci artistas plásticos (viver de arte não paga as contas...), grafistas (seriam webdesigners se tivessem evoluido junto com a informatica mas ficaram só com a parte artistica), estudantes, etc.

Esses foram meus objetos de trabalho nas ultimas sextas-feira desse ano... Tiveram dias mais tranquilos onde eu conseguia terminar mais cedo e até estudar um pouquinho depois... mas tiveram dias que foram "faca na caveira" afffff que eu sai só o trapo do hospital (ninguém merece fazer desinfecção em quarto de isolamento!).
Finalmente, no meu último dia de trabalho escutei meu chefe me elogiando pra outros funcionarios (ele não sabia q era meu ultimo dia na limpeza) e outras pessoas que vieram ao meu encontro (sem saberem q era meu último dia!) falar que tinham admiração, bla-bla-bla... ( ??? pq tudo isso exatamente no ultimo dia e sem ninguém saber???) entendi como mensagem de incentivo e luz divina... fiquei mesmo comovida como essas mensagens chegam até nós de maneira tão despretenciosa e se mostram como sopro de esperança.
E agora começo um novo ciclo: préposée aux bénéficiaires ( auxiliar aos beneficiarios- auxiliar de enfermagem). Sei que vai ser bem dificil, pois vou trabalhar nesse verão fazendo atividades digamos "exigentes"... trocar fraldas, dar banho, reposicionar paciente, alimentar... mas vai me ajudar no meu "nursing care" e na compreensão da necessidade de cada pessoa. Bom, assim espero...
Inté a proxima ...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Continuando....

Vou falar um pouco de outros dois leões que eu tive que domar: filosofia e litératura québequense


Olha, esses estudos aprofundados não estavam nem de longe, nem no ultimo pensamento mais escondido, planejados na minha vida... mas eles vieram com toda a sua força. No início deixei meio de lado, tava com muita  coisa de enfermagem e quase me fu*. Hehehe tive que mergulhar na matéria pra recuperar o que eu perdi.. isso só fez explodir meus niveis de stress.. imagine ai, trocentas coisas pra dominar em enfermagem e ainda tendo que argumentar os pensamentos dos filosofos (sem chance de enrolação) como eu nunca fiz... detalhe: provinhas todas as semanas da materia que ainda ia ser dada (tipo tinha que ler os pequenos textos antes da aula pra poder compreender e fazer a prova) e ainda uma resposta errada anulava uma verdadeira (PQP!!!), ainda tinha as provas de avaliaçao abertas com 6 questoes, sendo que deviam ter no minimo 100 palavras em 3 questoes e 200 palavras em outras 3 questoes....istoé: 3horas de prova sem intervalo pra respirar. Affff eu não conseguia ver fim do túnel, não mesmo. E pra completar a minha tontura, o meu desespero!!!!!!! litératura e história do Québec. Um livro paradidático a cada 4 semanas com analise dissertativa, prova de leitura e prova do Québec.
Meu Deus... eu só podia era mesmo desestabilisar. Já tô cansada só de me lembrar ...


O último livro que li foi simplesmente ótimo. Amei! Li e assisti o filme. Incendies, escrito por Wajdi Mouawad, escritor de origem libanesa e imigrante québecois fala sobre a importancia da origem de cada um, do destino escolhido e do amor acima de tudo. Eu colei, grudei no livro. Ele expressa a emoção em palavras com maestria. Fiquei curiosa pra ler os outros livros dele.
"Il faut apprendre à avaler la salive""É preciso aprender a engolir a saliva" : é preciso enfrentar os desafios da vida e construir o seu destino. Pq será que eu gostei tanto desse livro?! rsrsrs Não poderia vir em momento melhor! 
Pra finalisar vieram os exames finais: 3 dias seguidos, primeiro dia foi uma dissertação argumentativa de 900 palavras (5 paginas ) sobre Incendies - 4horas de prova; segundo dia foi outra dissertação argumentativa de 800 palavras (4 paginas) sobre os filosofos Camus e Nietzsche e a opinião deles sobre o sentido da vida - 3 horas de prova; e terceiro dia (já tava só o caco!) a "Prova Uniforme do Francês" (Épreuve Uniforme du Français), dissertação argumentativa de 900 palavras, assunto desconhecido, 5h e meia de prova!!!!!
Essa última é meu grande leão rsrsr tenho que passar nesse exame pra receber meu diploma no fim do curso. Ela é feita e corrigida pelo Ministéro de Educação e o resultado vai vir pelo correio. Eu espero mais que profundamente passar, pois não estou nem um pouco afim de refaze-la. Masssss... estou na espera.
Ainda estou esperando minhas notas tb... ainda não está ganho.
E vou continuando...

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Depois de um longo e tenebroso inverno... rs

Caminhando pra pegar o metro ...indo pra escola

Pois é... finalmente, resolvi dar as caras de volta, ou melhor, as letras! São tantas as emoções.. desde a última vez q escrevi muitas águas já rolaram... aliàs, as "águas de março, abril e maio" foram bem turbulentas, me sacudiram, e só agora decidi escrever.
Começando pelos meus estágios... já deu pra sentir desde o primeiro dia que minha vida ia ser agitada. Fiz dois blocos de estágio, um em pneumologia e outro em cardiologia. Olha, pense num desafio diário... me senti muuuuito pressionada, muuuito angustiada, muuuito exigida... muitos trabalhos extra-classe para serem feitos a noite depois do estágio, exigência de performance total durante os atendimentos, explicações de cada ato praticado e ligações com as condições de cada paciente. Me dediquei "de com força " à aproveitar ao máximo esse périodo e à enfrentar meus medos.


Senti como se estivesse escalando uma montanha que não conseguia ver mais nem o chão e muito menos o topo. Achei que era o meu limite, que não podia forçar mais, me dava até falta de ar..affff qta ansiedade!
Esse semestre nos ocupamos completamente de dois pacientes por dia como enfermeiros, o paciente fica sob nossa responsabilidade. Não fazemos mais o papel de auxiliar de enfermagem (higiene, alimentação, deslocamento). Tivemos a formação para quase todas as técnicas e intervenções de enfermagem ( afff 10000 coisas de uma vez pra uma cabecinha só). Esse semestre foi um salto gi-gan-tes-co em relação ao ano passado e nos colocou dentro realmente da profissão.
Tive todo tipo de desafio em cada pessoa: paciente idoso com tubo nasogastico, mascara de O2, todos os trucs (coisas) possiveis falando só inglês e querendo desligar as máquinas e eu tendo q convencê-lo, em inglês (macarrônico), que eu não iria fazer isso (ele só fazia isso qdo minha prof saia do quarto) e ainda me comunicando em inglês com ele e em francês com minha prof ao mesmo tempo (fervendo neurônios), paciente falando só arabe (dia de mimica total! e ajuda de uma enfermeira arabe tb), paciente traqueostomisado, paciente em fase terminal de cancer generalisado, paciente com pacemaker, defibrilador, cuidados de artériografia....mil etcs.
Institut de Cardiologie - 2o estágio

E como eu cresci...me dei conta que estava realmente embarcando em outra profissão, a "ficha caiu"... e eu não sabia que seria tão dificil mudar, recomeçar. Meu stress ficou em alta total... a professora percebeu e me advertiu que eu exigia muito de mim, que era necessário mudar, relachar... hummm essa historia é velha na minha vida... ô probleminha sem jeito de me livrar! rsrsrs
Aprendi muito. Recebi umas patadas mas recebi muito, muito incentivo e algum reconhecimento do meu esforço. De professores, de colegas, de pacientes, de amigos, da familia... Consegui melhorar muito a minha comunicação (em francês  hehehe) e me dei conta do mundo de coisas que ainda tenho à aprender.
Viver um dia por vez. Um dia eu aprendo. Eu venço! (como diz o papai... rsrsrs)
Vou escrever em posts divididos...
bjos