sexta-feira, 24 de julho de 2009

iiuuuu!! Alugamos o nosso ap!


Finalmente.... depois de longos e prolongados dias encontramos um lugarzinho para chamar de nosso!
Eita, que já não aguentávamos mais andar tanto e conhecer tanta velharia!!! Aqui em Montréal tem muito, mas muitos prédios e casas antigos, tipo do começo do século passado!! Quando vc achava que já tinha conhecido a moradia do inicio do século, vinha outro museu em seguida... sem condições! Tenho certeza que nao escolhemos a região certa pra procurar.... ou entao a cidade parou no tempo.
Tem muita gente que diz que isso é "ar europeu", charme! ai , me poupe desse charme que eu prefiro coisa nova e moderna maaaaassss custa bem mais caro...
Procuramos nos arredores das estações de metro, pois isso facilita demais a vida, mas não encontramos nada do nosso agrado, ou pq era velho, ou pq era caro ou pq precisava de historico de credito e como acabamos de chegar não temos..... Encontramos um ap muito bom, do lado de uma estação, todo renovado, lindo!!mas o preço ficou de cair pra trás, fora do nosso orçamento. Resolvemos nos recolher a nossa insignificância (kkk agora me lembrei do papai) e procurar em outros locais onde seria necessário ônibus... e achamos um ideal pra o nosso início de vida e pro nosso bolso tb!
O ap onde vamos ficar fica no bairro Rosemont, um bairro bem residencial e com imigração tipicamente latina. A proprietária do ap é do Egito, quase nao alugava pra gente devido a falta do historico de credito e do fiador, mas como ela já passou por isso tb, resolveu dar um voto de confiança pra gente... O concièrge, q é como se fosse um sindico ou zelador, é colombiano... eita torre de babel, e olhe que é um bloco pequeno de apartamentos (no maximo 10).
Alugamos um 2 1/2 (dois e meio), isso quer dizer q tem dois compartimentos e um banheiro. Tem um quarto de tamanho bom e uma cozinha conjugada com uma salinha. É um cafofo bem petit, mas que gostamos na hora que vimos. ahhh.. e tem uma estação da BIXI quase em frente, o q facilita o deslocamento.
A BIXI (http://montreal.bixi.com/accueil/accueil-info) é um sistema de empréstimo de bicicleta em que vc paga uma taxa anual, mensal ou diaria e pode utilizar a bicicleta e deixar em qq outra estação da BIXI. Aqui tem várias estações dessas e sempre vejo muita gente usando.


Bom, agora que ficamos tranquilos com relação ao ap.... Vamos começar a correria pra mobiliá-lo, pois vamos nos mudar dia 30 e ainda só temos as malas e um colchão inflável!!!

AHHHHH.. quase ia esquecendo de falar da liquidação da Av. Saint- Catherine!!! Uma venda de calçada, como eles chamam por aqui, quase um beco da poeira estilizado e organizado... Essa avenida é super conhecida aqui em Montréal e é nela onde tem vváaaaarias lojas bem caras e de marcas bem famosas. Então, imaginem só um "beco da poeira" do Ceará só que com as lojas Guess,Victoria Secret, Oakley, Quicksilver, Puma, Reebok ,Tommy, etc
Ai minha gente..... tudo de bom!!
O mais engraçado é que vc pega o que lhe interessa, fica andando pela barraquinha pra escolher o que quer e vai provar lá dentro da loja, sem ninguém lhe acompanhar!!! Tipo , a gente já ficava todo desconfiado de sair andando com a roupa e alguém achar q a gente tava levando, então ficamos prestando atenção ao movimento... até a gente entender que isso é totalmente normal aqui. Se fosse no Brasil, rapidinho a galera dava outro destino diferente do provador...rrssrsrss
Essa venda de calçada só acontece dois dias do verão e foi fim de semana passado. Não preciso nem dizer que aproveitamos pra comprar várias coisitchas que todo mundo merece (rsrsrsrs) e outras coisas de frio.




domingo, 19 de julho de 2009

1 mês...


Já faz um mês que estamos aqui e só agora consegui colocar as fotos da nossa despedida no Brasil (17/06)... Foi um dia muito esperado e muito cheio de emoções contraditórias... saudades misturadas com ansiedade, expectativa e sonho.







O nosso balanço de um mês é repleto de novidades, correria, indecisões.... ainda estamos em busca de nosso apartamento.. ô novela sem fim!! No meio desse mês ficamos quase decididos a mudar de cidade devido a oportunidade que apareceu quando conhecemos um casal de mineiros, a Daniela e o Sergio, num picnic que teve no parque Angrignon. Eles moram em Sherbrooke e abriram nossas cabecinhas para novas oportunidades de estudo numa cidade menor do Quebec... confesso que ficamos completamente decididos a ir depois que fomos lá conhecer a cidade e a universidade!
Mas... por razões diversas optamos por Montréal (pelo menos até hoje.. rsrsrsrss) e voltamos a nossa saga de apartamentos que por uma semana ficou de lado, trocada pela saga aos cursos em universidades, cegeps ,etc e ainda à Sherbrooke.
Nossa vida está realmente um caldeirão de emoções e pensamentos.. tudo ao mesmo tempo de novo!!! Decisões que vão determinar o nosso futuro...
Iluminação sempre!!
bjos

sábado, 18 de julho de 2009

Nova Profissão!!!! kkkkk






Olha só a performance da cabeleleira!!! kkkkkkk
O corte de cabelo aqui não é barato não.... aliás, nenhum serviço é barato por aqui... o que deu coragem pros meninos deixarem eu passar a tesoura e a máquina literalmente na cabeleira!!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Hoje tem palhaçada??!! Tem sim senhor...







Fomos ao circo na última sexta-feira(10/07) e foi muuuuiiito bom! Sensacional !!!!!! Esse espetáculo que assistimos é lançamento e ainda teve como produtora um brasileira (Déborah Colker), ou seja, foi tudo num ritmo bem brasileiro com forró , axé e samba como músicas de fundo e ainda com banda ao vivo!!
É realmente imperdível de se ver o que aquelas pessoas conseguem fazer com o corpo e numa sincronia imprecionante. Eu como sou empolgada com essas coisas artísticas fiquei de boca aberta várias vezes de tanta perfeição e de constatar a que ponto o ser humano pode ter o controle da mente sobre o corpo.... ahhh...e como sou mais besta ainda morri de rir das besteiras dos palhaços (rsrsrsrsrs)
O circo estava lotado e foi tudo extremamente organizado, mesmo na hora do intervalo e da saída não teve empurra-empurra. A galera mantém meio que uma distância de respeito do espaço individual... é incrivel...é muito certinho!
Adorei o dia do circo pra desestressar a correria da semana passada.... e ainda ficamos passeando um tempinho pelo porto aproveitando do restinho da tarde (obs: já eram mais de sete horas quando acabou o espetáculo mas aqui ainda é bem claro).
Até a próxima com mais novidades!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novidade importante! Nossa previdência

Passando pelo blog Les Lapins http://leslapins.wordpress.com/ vi essa noticia e achei importante postar:

Brasileiros vão poder contar com os anos trabalhados no Brasil na hora de pedir aposentadoria no Canadá

Os cerca de 20 mil brasileiros que vivem no Canadá já podem comemorar o acordo internacional de previdência social que vai entrar em vigor no começo do ano que vem.
Com esse acordo, o brasileiro que se aposentar no Canadá vai poder contar com os anos trabalhados no Brasil. O mesmo vale para um canadense que se aposentar em terras brasileiras.
Para traçar as últimas linhas do acordo, uma delegação oficial brasileira esteve em Ottawa na última semana de maio para participar da segunda Reunião sobre Cooperação Previdenciária Brasil-Canadá.
Antes de ir até Ottawa, o secretário de Políticas Públicas de Previdência Social do Brasil, Helmut Schwarzer, foi a Toronto. Lá, ele se encontrou com representantes da comunidade brasileira.
Ouça reportagem de Leila Monteiro Lins, correspondente do “Canadá Direto”. ”
http://www.rcinet.ca/rci/po/emissions/archives/archivesDetails_1427_05062009.shtml

Outros links relacionados:
http://issuu.com/luizeduardompf/docs/brasilnews_junho1/4

http://brasilnocanada.wordpress.com/2009/05/30/3105-ii-reuniao-sobre-cooperacao-previdenciaria-brasil-canada/


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Celebrando a vida e as conquistas!!









07 DE JULHO!!
Hoje foi meu aniversário...dia de refletir sobre a minha missão nessa vida, de agradecer ao Pai a oportunidade de viver e evoluir constantemente e de pedir iluminação e fé para prosseguir o caminho... na verdade eu fiz isso na véspera, nos dias antecedentes ao niver pq hoje foi uma correria sem fim.
Então vamos começar com o dia da comemoração q foi no dia 06/07... teve festinha, surpresa, balão tudo como manda o figurino e ainda teve convidados internacionais!!!! kkkkk ... mamãe, papai, Cecília, Inês, Daniel e Hérica participaram em tempo integral da festa pelo skype (ao vivo e se mexendo... rsrsrs)
Muito bom estar rodeada de pessoas especiais e de boas vibes vindas de todos os cantos!!! O bolo foi um mega mufin, ou seja juntamos 4 caixas de mufins que havíamos ganhado na igreja, e ficou ótimo... bonito e gostoso e com váaaaaarias gotas de chocolate! Estava tudo bem colorido, cheio de alegria... dia de comemorar nossa conquista de estar aqui, de ter um novo começo.
Nesse dia passei o dia numa ansiedade sem fim esperando resposta de um apartamento mas q infelizmente nao deu certo...continuamos na nossa saga em busca do nosso cantinho.
Agora na terça, dia oficial do aniversário, foi toda preenchida do começo ao fim... Pela manhã tivemos um rendez-vous em uma associação comunitária para saber como estava nossa integração na sociedade quebecoise e como eles poderiam nos ajudar (saimos de lá com mais um rendez-vous marcado direcionado ao emprego e uma carteirinha com direito a ajuda alimentar), ainda fomos ver um apartamento mas tb nao era como a gente queria.. putz, tem cada coisa aqui! Almoçamos rapidamente preparamos o curriculum e fomos para mais um rendez-vous do MIC (ministerio da imigração)... bla,bla,bla... dicas de emprego,de como se recolocar na sociedade,de como modificar o curriculum pra ficar "a la Québec"...bla, bla,bla essa estória de tanto rendez-vous tb tem q ter paciência mas é uma boa iniciativa do governo pq tem gente q chega aqui beeeem desorientado. E de lá fomos para o curso do outro lado da cidade... mas valeu a pena, acho q vai ser bom. O professor é bem dinamico e tem uma formação muito boa.. já vai iniciar o doutorado em pedagogia e em ensino em francês como lingua segunda. Nessa brincadeira chegamos em casa pra la das onze... só pra comer e cair na cama.
bjos e até a próxima

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Chegamos!!!!!











Finalmente... depois de tanto tempo e tanta preparação conseguimos iniciar o nosso sonho!
Chegamos aqui desde o dia 17/06 e desde lá estamos numa verdadeira maratona sem fim... é tanta informação na nossa caxola q as vezes ninguém sabe nem por onde começar... Ainda bem q a casa q alugamos aqui (por um mês) desde o Brasil é bastante acolhedora e já tem tudo incluso pra o nosso conforto pq a pressão é grande!!!
É muita coisa nova e ainda temos que descobrir tudo desde o mais básico... semm noçção de tanta coisa! Desde aprender a separar o lixo reciclavel do organico, do dia certo pra colocar la fora, de como dosar a agua quente e fria e a torneira da ducha e da banheira, produtos de limpeza, fazer supermercado e ter q levar o carrinho pra trazer as compras, ter sacolas reciclaveis pois nao distribuem sacolas de plastico..... tudo isso é facil mas é diferente do q nós estávamos acostumados, então a gente leva peia de vez e quando....e quem me conhece sabe q eu tenho crises de risos kkkkk ...eu já dei cada fora!!! Mas serve pra se divertir da gente mesmo....
Desde que chegamos estamos correndo atras de cursos e finalmente conseguimos um curso de francês em uma associaçao comunitaria em parceria com o governo durante dois meses até começar o curso oficial do governo q se chama de francisaçao (é uma imersão na lingua e na cultura do povo quebecois). Fizemos as nossas inscrições e já recebemos pelos correios o dia da prova pra avaliação de nivel.... vai ser cada um em dia diferente lá pelo meio de julho. O governo dá uma ajuda de custo de 115,00 dolares por semana (por pessoa) pra quem faz essa francisação e nós estamos esperando sermos selecionados pra sessão de agosto... mas temos q esperar o resultado pois tem muitos pedidos!!
Durante esse tempo também descobrimos em associaçoes perto de nossa casa ajuda alimentar e fomos conferir pra ver como era.... e é muita coisa! Pegamos duas ajudas até agora e foi preciso sair com o carrinho de compras lotado e ainda sacolas pois realmente é muita coisa que é dada. Nessas ajudas tem frutas, verduras, yogurte, biscoitos, pães, geléia, etc... é praticamente um mercado! e tem nos ajudado bastante pois alimentaçao aqui é bem caro. KKKKKK.. É uma maratona voltar com isso tudo pra casa!
Passamos aqui já dois feriados, o dia do Québec (24/06) e o dia do Canada (01/07) e podemos desfrutar de duas festas bem conhecidas e esperadas por aqui.... com boa estrutura e mmmmuuuita gente reunida pra celebrar. Isso significa uma infinidade de marmotas pois a galera aqui é ultra marmotosa e se veste como dá na telha.... são hábitos muito estranhos e diferentes. Podemos ver muitas crianças aproveitando até o ultimo momento com os pais... acoplados na bicicleta, na bolsa canguru, na "colerinha", no tumtum, etc Aliás eles levam os seus pimpolhos pra tudo qto é lugar em uns carrinhos enormes e não estão nem se importando...dentro do onibus as vezes tem congestionamento de carrinho de criança (pq até os mais grandinhos tb vao no carrinho).
Ainda quase nao podemos fazer nem um pouquinho de turismo....pq temos q conseguir o nosso lugar ao sol enquanto o frio nao chega (estamos parecendo as formiguinhas kkkkk) O olhar para a cidade como morador é completamente diferente de como quando estavamos como turistas....
Aqui o verão tem diversas atividades pra fazer e uma das primeiras foi o Festival de Jazz de Montreal... que teve a abertura feita por Steve Wonder!!! E nós fomos conferir junto com uma multidão incalculável, chuva e um friozinho... tudo pra escutar "I just call to say I love you..." tinha muita gente e a gente nao conseguiu curtir o show como poderia ... fica pro próximo! ahh.. aqui tb tem um festival de fogos todos os sabados no Vieux Port (velho porto). É muito bonito e dura exatos 30 minutos de show no céu... lembro todas as vezes da mamae que adora um show pirotécnico. Cada sábado tem a representação de um país diferente... ontem vimos o da Australia.. bem de longe, do terrasso da nossa casa num fffrriioozinho.. (tá bom pro Anércio não tava nem um pouco frio, eu de casaco e ele só de short dizendo q a gente era exagerado --tava 15oC e ventando).
Bom, esse é o nosso começo....depois vem mais cenas dos próximos capitulos!