sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Curiosidades

Alertas meteorológicos - Canadá
Estava olhando uns blogs e vi esses alertas no blog
http://choque-termico.blogspot.com/... Achei interesante.

Arctic Outflow - Algumas vezes durante o inverno os ventos gelados do polo norte atravessam British Columbia provocando temperaturas incomuns e às vezes trazendo snowfalls and congelando lagos.
Blizzard - O Blizzard é semelhante a Dust Storm, mas ao invés da areia, acontece quando a neve se solta do chão e é levantada pelos ventos diminuindo a visibilidade. .
Blowing Snow - O Blowing Snow, também é semelhante ao Blizzard e ao Dust Storm. Quando a visibilidade é inferior a 1 kilometro, o alerta é dado.
Cold Wave - Quando a temperatura está prevista para cair dramaticamente nas próximas 24 horas de temperaturas acima de +0cº para abaixo de -0cº
Flash Freeze - Quando existe a possibilidade de, após chuvas, a temperatura baixar entre 2 ou 3 horas de acima de 0cº para abaixo de 0cº, esse alarme é emitido. Geralmente é local.
Fog - Smoke - O aviso de neblina e fumaça é dados quando a visibilidade nas rua se estradas é prejudicada pelas condições climáticas naturais ou por queimadas nas florestas.
Freezing Drizzle - Os Drizzles são cristais de gelo e os efeitos são muito semelhantes aos da Freezing rain. .
Freezing Rain - O alarme de Freezing Rain é o mais temido entre os Canadenses. É literalmente a pior coisa que pode acontecer durante o inverno. A Freezing Rain torna as ruas e pistas extremamente escorregadias. Pode derrubar árvores, cabos de telefone e energia e matar animais de fome no pasto. O alarme é dado com antecedência de 24 horas e geralmente é precedido de um "aviso de tempestade".
Frost - O aviso de Gelo é dado quando a previsão é de temperaturas abaixo de +2 durante a primavera.
Humidex - O Humidex é o contrário do Wind Chill, é quando a temperatura do ar atinge temperaturas acima de 30cº e a umidade do ar acima de 40. Perigoso para idosos principalmente com problemas de pressão arterial.
Hurricane - O aviso é dado quando um furacão atinge o continente e é considerado um risco para a população. O alerta é dado quando os ventos são previstos para 117 km/h ou acima. Ele também informa a área prevista da trajetória do furacão em terra.
Severe Thunderstorm - Emitido quando as condições estão propicias para tempestades com raios. Cuidado: O alerta de tempestade pode fechar aeroportos e deixar você esperando pelo seu avião.
Snow Squall - Quando a humidade dos grandes lagos do Canadá se encontra com o vento gelado cria uma instabilidade na pressão do ar. Pode gerar flocos de neve quando o céu estiver sem nuvens e com sol. Ao mesmo tempo, quando essa área de instabilidade se move para a terra, pode descarregar quantidades imensas de neve em pequenas regiões.
Snowfall - O alerta de snowfall é dado quando se é esperado uma quantidade perigosa de neve por um período superior de 12 ou 24 horas. As snowfalls são capazes de fechar literalmente cidades e submete-las ao ridículo de pedir ajuda (vide post de 11/12/2005)… .
Storm Surge - A Storm Surge atinge, na maioria das vezes, a costa do Canadá. É uma parede de água do oceano trazida pelos ventos. A maioria das mortes relacionadas a inundações são por causa das Storm Surges.
Tornado - O Alerta de tornado pode ser emitido como aviso e alerta, o aviso é para a possibilidade, já o alerta é para quando um ou mais tornados já se formaram.
Tropical Storm - O aviso de tempestade tropical é dado quando geralmente 36 horas antes da tempestade atingir a costa do Canadá. O alerta é dado quando os ventos atingem entre 63 e 117 kilometros por hora, porém o alerta NÃO é emitido antes de 24 horas de antecedência.
UV - Sempre que a incidência dos raios ultravioleta atingir 3 (moderado) ou subir, o UV warning é acionado. Os problemas com alta incidência de raios UV vão desde câncer de pele a problemas de visão.
Wind - O alarme de vento é dado quando a velocidade dos ventos está prevista para entre 60 e 65 Km/h e/ou quando estão previstas rajadas de ventos de 90km/h ou mais.
Wind Chill - O Wind Chill é quando a junção de baixas temperaturas e ventos fortes tornam as atividades outdoor impossivies. O alerta começa a soar quando a temperatura baixa de -25Cº e os ventos estão acima de 15km/h.
Winter Storm - A tempestade de inverno é quando condições perigosas como neve forte, baixa visibilidade, ventos fortes, freezing rain e wind chill podem acontecer juntos e/ou em seqüencia.
Wreckhouse Wind - O alerta de "Vento derruba-casa” é localizado em Newfoundland exclusivamente. A região entre Cape Ray e St/ Andrew no sudoeste de Newfoundland é suscetível a ventos extremamente fortes capazes de tirar locomotivas dos trilhos.